Notícias

Dieta com alergênicos reduz risco de criança virar alérgica, diz estudo

Crianças que têm uma dieta que inclui leite de vaca, amendoim e ovos, antes do primeiro ano de vida, são menos suscetíveis a desenvolver alergias a essas comidas, segundo um estudo apresentado na conferência internacional da ATC 2016 (American Thoracic Society).

Segundo os pesquisadores, esse é o primeiro estudo que analisa os efeitos desses alimentos antes do primeiro ano de vida.

"As implicações clínicas de nossas descobertas são de que a introdução precoce de alimentos alergênicos (ovo, derivados de leite de vaca e amendoim), antes de um ano de idade, deve ser incentivada" , disse Maxwell Tran, pesquisador da Universidade McMaster, em Ontario, Canada.

O estudo analisou dados de 1.421 crianças. A maioria dos pais incluiu leite de vaca na alimentação de seus filhos antes de um ano de idade (48% entre 0-6 meses, 48% entre 7-12 meses; e 4% depois de um ano). A maioria, no entanto, atrasou a introdução do ovo (6% entre 0-6 meses, 76% entre 7-12 meses; e 19% com mais de um ano) e do amendoim (1% entre 0-6 meses. 41% entre 7-12 meses; e 58% depois de um ano).

Com um ano de idade, 10% das crianças analisadas tinham sensibilização a algum tipo de comida, sendo o ovo responsável pela maior parte dos casos.

No entanto, a introdução do ovo na dieta, antes de um ano de idade, reduziu significativamente a probabilidade de desenvolvimento de sensibilização a qualquer um dos três alergénios alimentares testados.

O aleitamento materno exclusivo até seis meses não alterou significativamente o risco de sensibilização ao ovo ou amendoim, mas aumentou o risco de sensibilização ao leite de vaca.

"Muitas orientações em todo o mundo estão agora refletindo sobre esta mudança, com a recomendação de introdução de alimentos antes dos 6 meses de idade", disse Tran.

Esta fase do estudo envolveu crianças de um ano de idade. Nas próximas etapas, o grupo deve investigar a alimentação infantil em relação às doenças alérgicas até cinco anos de idade e possivelmente além disso.

 

Fonte: G1 SP.

25/05/2016
Responsável Técnico: Dr. Fabio Daniel Mendes | CRM: 13047