Notícias

Tuberculose: ainda uma emergência global

 

Imagine uma doença que tem as seguintes características:


- descobrimos há mais de um século qual é o agente infeccioso que a causa;
 

- mais que isso: temos a genotipagem completa deste agente causador;


- existe uma vacina preventiva, já administrada para os bebês na maternidade, com 48 horas de vida, e que faz parte do calendário público de vacinação;


- é transmitida pelo contato com a respiração de uma pessoa doente;


- não depende, portanto, de mosquitos vetores que voam por todo o lado;


- há tratamento eficaz para a grande maioria dos casos;


- o tratamento leva à cura completa da doença.


Difícil – ou quase impossível - imaginar que uma doença com estas características seja considerada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no final do século XX, uma emergência global. Pois é. Estamos falando da tuberculose.


Segundo a OMS, aproximadamente um terço da população mundial está infectada, neste início do século XXI, sendo que 80% dos casos ocorrem em apenas 22 países, entre os quais está o Brasil, que ocupa o 18o lugar. Em 2014, o mundo registrou 9,6 milhões de casos e 1,1 milhões de óbitos entre as pessoas HIV negativas.


No Brasil, a tuberculose é a 3a causa de morte por doenças infecciosas e a 1a causa de óbito entre as doenças infecciosas definidas nos pacientes com AIDS.


É importante ficarmos atentos aos sintomas desta doença para não perder tempo e iniciar o tratamento o mais rapidamente possível. Isso para evitar que a doença se espalhe, pois pessoas contaminadas – que não sabem ainda que o estão - persistem tossindo e contaminando pessoas susceptíveis.


Os sinais são pouco significativos e não chamam muito a atenção no início: uma febre baixa, que acontece geralmente no final do dia, cansaço, mal estar, sensação de fraqueza, tosse, dor no corpo, suor noturno e inapetência.


Estes sintomas, por serem muito inespecíficos, podem perdurar meses sem que a pessoa procure o médico. Muitos confundem este quadro com o cansaço e a correria do dia a dia e “vão levando” a vida.


Com o passar do tempo, o cansaço e o mal estar vão se acentuando, o emagrecimento se torna mais evidente e a tosse, mais persistente, pode se apresentar com sangue.


O diagnóstico é feito com o RX e exames de escarro, onde se detecta o bacilo causador da tuberculose, descoberto por Koch, no final do século XIX.


O tratamento da tuberculose é longo. Dura no mínimo 6 meses e é feito com uma combinação de até 4 antibacterianos que devem ser tomados todos os dias. Este é um dos problemas. Muitas pessoas, quando se sentem um pouco melhor, abandonam o tratamento. Isso é grave, não só pelo fato de que ainda não estão curadas mas também porque pode levar à resistência do bacilo.


Hoje em dia a tuberculose resistente é um dos problemas que mais preocupa autoridades de saúde no mundo inteiro.


Nem sempre o conhecimento científico é suficiente para acabar com uma doença. Se não fizermos uma outra importante  parte, o que significa garantir melhores condições de vida para as pessoas deste planeta, de nada adianta saber tudo. A tuberculose está aí para nos jogar isso na cara.

28/11/2016
Responsável Técnico: Dr. Fabio Daniel Mendes | CRM: 13047