Notícias

A tosse é uma defesa do organismo em resposta a um estímulo irritativo

Por que tossimos? A tosse é um mecanismo de defesa, uma resposta do organismo a um estímulo irritativo. Ela é provocada por diferentes causas, como o mau uso da voz, refluxo, problemas respiratórios, catarro, uso de remédios para ansiedade, depressão e para dormir. Quando estamos resfriados ou gripados, as cordas vocais ficam inchadas e há um aumento da secreção da laringe. Fazemos mais esforço para falar e aumentamos o tom da voz e esse esforço piora o inchaço, aí aparece a tosse.

Por que ficamos roucos sem ter dor de garganta? Por causa do mau uso constante da voz. Dra. Leny diz que muita gente não sabe movimentar a laringe corretamente, ou seja, não consegue equilibrar o som agudo e grave e isso força as cordas vocais até aparecer a rouquidão.

Tem como se livrar do bicho do “rãn-rãn”? Sim, hidrate a garganta. Cuidado com dicas caseiras, muita gente acha que chupar pastilha é bom, ela até alivia o incômodo porque tem anestésico, mas não é a melhor solução. O própolis pode ser usado, mas cuidado com os sprays que contêm álcool porque isso irrita a garganta mais ainda. O gengibre não limpa a garganta, ao contrário, ele irrita a mucosa gástrica, o que é péssimo para quem tem refluxo. O mel é benéfico e há tem comprovação científica.

Cuidado com a rouquidão, ela nunca é normal, é sinal de que há uma alteração na dinâmica das cordas vocais. Se permanecer rouco por mais de 15 dias, pode ser sinal de que há algo mais sério.

Fonte: G1

08/12/2016
Responsável Técnico: Dr. Fabio Daniel Mendes | CRM: 13047