Notícias

Vem frio por aí! Então, proteja seu corpo das mudanças bruscas de temperatura

Quem tem asma e rinite também sentem os efeitos dessa alteração, apresentando crises mesmo com o uso de remédios. Previna-se contra esses problemas com as dicas dos especialistas:


Evite ambientes com muitas pessoas: aglomerações favorecem a transmissão de doenças pelo ar e pelo contato. Como a queda de temperatura já deixa o corpo mais frágil, evite ficar em lugares fechados com muitas pessoas. Além disso, essa concentração pode deixar o local abafado demais, causando queda de pressão e mal-estar

.
Aqueça o ambiente: o ar gelado resfria as vias aéreas, o que pode desencadear chiado no peito ou um quadro de falta de ar, principalmente em alérgicos. Manter um aquecedor no quarto ajuda a evitar uma péssima noite de sono quando ocorre uma mudança brusca de temperatura. Lembre-se, porém, de que o ar quente diminui a umidade do ar. Por isso, não se esqueça de providenciar também um umidificador ou, pelo menos, bacias com água perto da cama.

Ajuste a alimentação: a alimentação balanceada deixa a imunidade nas alturas, criando uma barreira contra complicações decorrentes da queda brusca de temperatura. Priorize alimentos que aceleram o metabolismo e opções mais calóricas, já que o corpo tende a gastar mais energia para manter o calor.


Lave as roupas de inverno: é natural guardar casacos, blusas e cobertas até precisar deles novamente. Mas, enquanto são deixados de lado, eles podem absorver a umidade do ar e criar bolor. Os fungos que causam o bolor são altamente irritantes para as mucosas nasais, principalmente no caso de quem já sofre com asma, rinite alérgica ou bronquite. Por isso, de tempos em tempos, deixe roupas e cobertores no sol e lave todos eles periodicamente, mesmo que eles não tenham sido usados.

 

11/09/2015
Responsável Técnico: Dr. Fabio Daniel Mendes | CRM: 13047